sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dinossauros no Vale do Araguaia


No Vale do Araguaia, encontramos alguns fosseis dos grandes repteis “os dinossauros”. A maioria no município de Barra do Garças e General carneiro. Com um reinado de 160 milhões, os dinossauros misteriosamente há 65 milhões de anos desaparecem do planeta para sempre. Porem em muitas regiões ficaram seus registros como pegadas, fosseis etc. Muito tentam explicar esse sumiço repentino através de
 teorias sobre essa extinção em massa, algumas explicações absurdas e outras bastante convincentes.
No Brasil se destacou a preguiça gigante, Antarctosaurus, Gondwanatitan, mastodontes, pterossauros e outros, porem poucas foram as espécies descritas até hoje. Mas os especialistas acreditam que nosso país foi habitado por uma inúmera variedade desses animais.
O Brasil ainda é conhecido como um dos mais importantes sítios de fósseis de pterossauros. A região da Chapada do Araripe na Era Mesozóica foi um importante ponto de encontro para pterossauros de diversos tipos e tamanhos.
Um fato interessante sobre nossa paleofauna é de que quase todos os dinossauros descobertos aqui ou são da Paleozóica dos períodos Triássico e Cretáceo. E o Vale do Araguaia como o próprio Brasil se destaca com fosseis destes períodos e não do Jurássico como Europa e outras áreas.


Ao invés de diamantes uma jóia mais rica .Os ossos encontrados no vale do Araguaia foram resgatados através de dragas em plena extração de diamantes no fundo do rio Araguaia.

  • Não se sabe ainda de que animal são os ossos.






Peças da coleção do Sr Valdon Varjão

2 comentários:

  1. caramba!!! Esse é o pé grande brasileiro rsrsss...

    ResponderExcluir
  2. Precisam ser estudados esses bichinhos...
    Wilson, aproveita esse levantamento formal que Aline e eu estamos fazendo, sobre fósseis de dinossauros do Mato Grosso, e envia-nos essas fotos em resolução boa para colocarmos no trabalho.
    Mandei um e-mail para o senhor.

    ResponderExcluir