sexta-feira, 28 de maio de 2010

IVAN MACKERLE VISITA ASAMA E O VALE DO ARAGUAIA.

No mês de novembro de 2009, uma expedição composta por seis pessoas da República Tcheca, chefiada pelo jornalista, pesquisador, historiador Ivan Mackerle, iniciou suas pesquisas pela cidade de Barra do Garças, Centro Geodésico do Brasil. Composta por Daniel Mackerle, fotógrafo e cinegrafista, Jan Hrdina, arqueólogo e jornalista, Jiri Skupien, fotógrafo profissional, Jiri Zitka piloto e cinegrafista ,Pavel Stepan piloto de paraglider e fotógrafo que ao sobrevoar a região se mostrou encantado inclusive com a própria vegetação savanica, se referindo ele ao nosso cerrado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

FICHA DE DOAÇÃO DE PEÇAS LÍTICAS.

MACHADO DE PEDRA
 
FICHA DE DOAÇÃO DE PEÇAS LÍTICAS - ASAMA.

ACERVO ASAMA

A Associação Araguaia de Antropologia e Meio Ambiente ASAMA é uma associação de grupo

PINTURAS RUPESTRES DE CAIAPÔNIA GÓIAS.

PINTURAS RUPESTRES DE CAIAPÔNIA.




PINTURAS RUPESTRES DE CAIAPÔNIA - GOIÁS.
Caiapônia esta distante de Goiânia 345 km, e 120 km de Barra do Garças. Possuindo um pequeno abrigo contendo pinturas Rupestres. Os primeiros habitantes do município foram os índios Caiapós que tinham aldeias no vale do rio do mesmo nome.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA APV.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO APV BARRA DO GARÇAS, MATO GROSSO BRASIL.




SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA APV.
O Sítio Arqueológico APV, esta localizado no distrito de Vale dos Sonhos distante 78km da Cidade de Barra do Garças sede do Município no estado de Mato Grosso. É um pequeno Abrigo contendo pinturas e gravuras bastante diversificadas situado sobre a Serra com altitude de 600 metros, próximo ao abrigo da Estrela Azul. Muito visitado por pesquisadores que percorrem todo o Vale do Araguaia, em busca destes vestigios. Todo pesquisador a visitar nossa região se encanta com este pequeno abrigo mais muito preservado, cujo único guardião é um tamanduá bandeira que reside neste espaço em meio as gravuras contidas neste abrigo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PEDRA S, ARRAIA.

PEDRA S. ARAIA, BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO.





PEDRA S. ARRAIA.
Encontrada no garimpo as margens do Araguaia, “Virada do Zeca Costa” atual escadarias do Porto do Baé. Trata-se de uma grande pedra com inscrições do Homem pré-histórico do Vale do Araguaia. Já semdo instalada proximo a antiga prefeitura, hoje se encontra no Porto do Baé, porem a peça é de grande valor arqueológico e evidencia traços encontrados em muitas outras partes do Brasil. Certamente deveria estar instalada em um espaço mais propicio para sua devida preservação e valorização.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO ESTRELA AZUL.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO ESTRELA AZUL, BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO BRASIL.





SÍTIO ARQUEOLÓGICO ESTRELA AZUL.

Encontra-se localizado no distrito de Vale dos Sonhos distante 70 km da sede do Município Barra do Garças estado de Mato Grosso. É um pequeno Abrigo contendo gravuras bastante diversificadas situado sobre a Serra com altitude de 600 metros. Rico em gravuras, muito fotografado e filmado e suas imagens percorrem muitas partes do planeta. Devendo somente ser devidamente estudado pois forma parte de um quebra cabeças que pode destacar e evidenciar o papel histórico não só do Vale do Araguaia mais de todo o Centro Oeste.

GRUTA DOS PEZINHOS

GRUTA DOS PEZINHOS, BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO BRASIL.



GRUTA DOS PEZINHOS.
Situada a 530 metros de altitude é um abrigo localizado dentro do “Parque Estadual da Serra Azul” sobre a Serra da Barra, Município de Barra do Garças Mato Grosso. Formado por um painel contendo gravuras de pés humanos de diverso tamanhos. A visitação na área foi regulamentada por um projeto de lei municipal, do Historiador e Vereador Lázaro S. de Carvalho.

MILHO XAVANTE.

MILHO NATIVO DO BRASIL COLÔNIA.


MILHO XAVANTE:
Cerca de 11 aldeias indígenas da nação Xavante, localizadas no Araguaia mato-grossense cultivam um milho coloridos e selvagens, espécies que os indigenas do Brasil plantan nas aldeias antes da chegada dos colonizadores europeus.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DAS ARARAS.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DAS ARARAS, SERRANÓPOLIS GOÍAS - BRASIL.



SÍTIO ARQUEOLÓGICO DAS ARARAS - SERRANOPÓLIS - GOIÁS.
Serranópolis é considerada o maior patrimônio pré- histórico do Estado de Goiás. Rico por suas serras com grutas e abrigos onde foi encontrado um esqueleto do homem de Jataí, com 11 mil anos, com uma seqüência de inscrições rupestres. . Desenhos gravados nas paredes( pinturas rupestres e gravuras) foram realizadas sobre as paredes de arenito e quartzito das grutas e abrigos, datados de até 11 mil anos atrás.

SITIO ARQUEOLÓGICO MORETI.

SÍTIO ARQUEOLOGICO MORETI, BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO BRASIL.




SÍTIO ARQUEOLOGICO MORETI, BARRA DO GARÇAS MATO GROSSO BRASIL.
O Sítio Arqueológico Moreti, esta localizado no distrito de Vale dos Sonhos distante 100km da Cidade de Barra do Garças sede do Município no estado de Mato Grosso. É um pequeno Abrigo contendo gravuras e pinturas rupestres, composto por diversos espaços onde as gravuras destacam pés humanos, animais, e desenhos abstratos. Já as pinturas rupestres de coloração vermelha evidenciam sangue e cinza na sua realização. Situado sobre a Serra com altitude de 700 metros.