quinta-feira, 5 de agosto de 2010

VALE DO ARAGUAIA (1ª parte)


VALE DOS SONHOS
 Vale do Araguaia é uma planície de depressão central, com altitude em torno de 500 metros, cortada pelo rio Araguaia e seus afluentes, onde encontramos o Centro Geodésico do Brasil, situado na cidade de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso.
O Vale Médio do Rio Araguaia, ou simplesmente médio Araguaia, e circulado pelos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do sul, possuindo rico potencial arqueológico.
A maior concentração de sítios pré-históricos “arqueológicos” do continente americano localiza-se no Piauí sobre a Serra da Capivara no município de São Raimundo Nonato. Estudado pela arqueóloga Franco-brasileira Niedy Guidon foram datados de 48.000 anos.
Os diversos sítios levantados no Vale do Araguaia pelo historiador prof. Wilson Ferreira de Oliveira(Gruta dos Pezinhos, APV, Moreti, Toca da Onça, Escondido, Pedra do Letreiro, Estrela Azul, União da Ilha, e muitos outros) encontram-se circulados por importantes Sítios arqueológicos; da Serra Geral no Estado do Tocantins cujos vestígios arqueológicos datam de 40.000 anos; sítios arqueológico Mato Grosso cujos achados datam 12.000 anos e os Vários Sítios do Município de Serranopolis Estado de Goiás cujos vestígios datam de 11.000 anos.
O que respalda os sítios da região do Médio Araguaia, bem como suas pinturas rupestres, gravuras e ferramentas líticas se faz agora necessário levantar este patrimônio arqueológico, cadastrá-lo, estudá-lo e compará-lo com as regiões do entorno, Tocantins, Mato Grosso e Goiás.




                                        
                           

      APV                          ESTRELA AZUL                                  MORETI

Um comentário:

  1. Excelente seu blog,parabens pelo trabalho,ja esta nos favoritos.
    Paulo Silveira,Sao Paulo.

    ResponderExcluir