terça-feira, 27 de julho de 2010

Fósseis Marinhos no Vale do Araguaia

Caixa de fósseis marinhos
Trilobita
Os fósseis marinhos encontrados sâo mais antigos que fosseis de dinossauros,  visíveis  no Vale do Araguaia, junto ao distrito de Cachoeira da Fumaça , no municípios de Campinápolis e Barra do Garças . Em Barra do Garças são encontrados no Colégio Agrícola de Barra do Garças e sobre a Serra da Barra, onde observa-se uma rica jazida de
 fosseis marinhos,  contendo conchas de moluscos biválvios , Corais , trilobitas , ostreas , gastrópodes e  muitos outros. Visualizados  em uma ampla áreas do Vale do Araguaia. Esses  fosseis atraem muitos estudiosos  entre eles o respeitado paleontólogo italiano Giusepe Volpe.

Trilobita
A Paleontologia e uma  ciência que se destaca a partir do século XIX. Esta ciência no Brasil se desponta como os estudos do paleontólogo Carlos de Paula Couto ( 1910-1982 ). A crosta terrestre e rochas se revelam como uma biblioteca para estes estudos através dos fósseis, que são resultado da interrupção do processo natural de decomposição dos organismos vegetais e animais após sua morte.  Através de processos , físico, químico e biológico que proporciona uma interrupção da decomposição. Os fosseis estão relacionados com ciências com; a Biologia , a Paleontologia , a Geologia , a Estratigrafia etc.

________________________________________________________________________________

Conchas bivalvas, encontradas nas cidades de Campinópolis , Cachoeira da Fumaça e Barra do Garças - MT.

Esta conchas bivalvas correspondem aos períodos ordoviciano ao  jurásico  , pertencentes  ao grupo dos Braquiópodes , formam conchas duplas , preservadas em rochas sedimentares.  Esta estruturas, podem ser encontradas  (afloramentos) em uma faixa de terras que vai do Vale do Araguaia a Chapada dos Guimarães

____________________________________________________________________________



  Coluna de lírio  do Mar, encontrada na Cachoeira da Fumaça  - MT.

Lírios do Mar era da classe dos animais Crinoidra - Subfilo Pelmatozoa , segundo o livro  Paleontologia dos Invertebrados onde  são descrito pelo Prof Dr. Ronaldo G. de Carvalho da Universidade de São Paulo.
Coluna incrustada na rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário