Caixa de fósseis marinhos |
Trilobita |
fosseis marinhos, contendo conchas de moluscos biválvios , Corais , trilobitas , ostreas , gastrópodes e muitos outros. Visualizados em uma ampla áreas do Vale do Araguaia. Esses fosseis atraem muitos estudiosos entre eles o respeitado paleontólogo italiano Giusepe Volpe.
Trilobita |
A Paleontologia e uma ciência que se destaca a partir do século XIX. Esta ciência no Brasil se desponta como os estudos do paleontólogo Carlos de Paula Couto ( 1910-1982 ). A crosta terrestre e rochas se revelam como uma biblioteca para estes estudos através dos fósseis, que são resultado da interrupção do processo natural de decomposição dos organismos vegetais e animais após sua morte. Através de processos , físico, químico e biológico que proporciona uma interrupção da decomposição. Os fosseis estão relacionados com ciências com; a Biologia , a Paleontologia , a Geologia , a Estratigrafia etc.
________________________________________________________________________________
Conchas bivalvas, encontradas nas cidades de Campinópolis , Cachoeira da Fumaça e Barra do Garças - MT.
Esta conchas bivalvas correspondem aos períodos ordoviciano ao jurásico , pertencentes ao grupo dos Braquiópodes , formam conchas duplas , preservadas em rochas sedimentares. Esta estruturas, podem ser encontradas (afloramentos) em uma faixa de terras que vai do Vale do Araguaia a Chapada dos Guimarães
____________________________________________________________________________
Coluna de lírio do Mar, encontrada na Cachoeira da Fumaça - MT.
Lírios do Mar era da classe dos animais Crinoidra - Subfilo Pelmatozoa , segundo o livro Paleontologia dos Invertebrados onde são descrito pelo Prof Dr. Ronaldo G. de Carvalho da Universidade de São Paulo.
Coluna incrustada na rocha. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário