quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vale do Araguaia atrai e encanta arqueólogo italiano.


Esteve no inicio deste ano o arqueólogo Italiano Yure Liveratto, visitando o potencial arqueológico de nosso Vale do Araguaia, entre as inúmeras visitas que fez, visitou o Abrigo “Gruta dos Pezinhos” localizada sobre o PESA, Parque Estadual da Serra Azul. Durante toda a visita era nítida a  expressão do arqueólogo de satisfação cada vez que se deparava com algum fragmento do passado. Sempre atento, registrando cada vestígio da historia. Enfatizava entre uma anotação e outra a magnitude do patrimônio arqueológico do Vale do Araguaia.
 O mais importante foi à troca de informações, entre as pesquisas realizadas pelo arqueólogo Italiano Yure Liveratto, que pode ser visto no endereço eletrônico http://www.yurileveratto.com/index.php que inclusive contará com informações do Vale do Araguaia. O trabalho de Yure liveratto pode ser visto também no youtube vídeos, onde mostra espaços arqueológicos de vários países por ele visitados. Vale ainda ressaltar que o arqueólogo, localizou na Gruta dos Pezinhos uma ferramenta lítica, que ficou sobre a tutela da professora Zélia Dinis da Academia de Letras do Centro Oeste, para compor um pequeno acervo, para a criação de um museu que será incorporado à Academia.
Yure Liveratto deu um bom exemplo de compromisso com o Patrimônio Histórico ao manter o artefato em nossa região. Ao contrário de muitos pesquisadores que acabam levando ferramentas, e outros artefatos localizados, para o exterior. A preservação deste patrimônio é de vital importância, com o tombamento do abrigo “Gruta do Pezinho” os visitantes deste abrigo são acompanhados por funcionários da SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Mato Grosso, possibilitando assim conservação da área. Este trabalho de acompanhamento é de vital importância para a preservação de nosso patrimônio arqueológico tendo inicio após o tombado pelo então vereador e acadêmico de História Lazaro Sipriano de Carvalho, com orientação do professor Wilson.
Yure esteve visitando nossa região e outras áreas dentro do Brasil. Na oportunidade teve em contato com o Historiador Prof. Wilson, a Mestre em Patrimônio Histórico e cultural, Prof. Nina Tereza de Oliveira Dolzan e contratando o serviço do Guia e Turismólogo Durval Ferreira de Oliveira, conhecedor dos caminhos e trilhas do Vale do Araguaia.
Maiores informações sobre este sítio arqueológico pode ser obtido na SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Mato Grosso, ou com o Guia Turístico Durval, contatado pelo email tiodurvas@hotmail.com , ou Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Barra do Garças ou em contato com este blog, que teremos o prazer de enviar informações não só da Gruta dos pezinhos mais de outros abrigos de nosso querido Vale do Araguaia, até mesmo organizando visitas a estes espaços, porem com grupos reduzidos, objetivando a preservação dos mesmos. Caros colegas Vocês sabem o quanto é importante essa conexão com o passado? A preservação dos vestígios dos primeiros habitantes do Vale do Araguaia.

YURE LIVERATTO VISITA GRUTA DOS PEZINHOS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário