segunda-feira, 7 de junho de 2010

GEOGLIFOS DO ACRE - BRASIL

GEOGLIFOS:

São desenhos geométricos, zoomorfos (animais) ou antropomorfos (formas humanas), representando vestígios arqueológicos em grandes dimensões e elaborados sobre o solo, observados em sobrevôo. Encontrados em várias partes do mundo. Os mais conhecidos os de Nasca descobertos em 1927, com fama mundial com o lançamento do livro “Eram os Deuses Astronautas” de Erich von Daniken. Na América do Sul são observados na região andina do Chile, Peru e Bolívia.
No Brasil são encontrados na amazônia brasileira, precisamente no Estado do Acre, que permite a identificação de dois padrões de construção. Desenhos circulares, com 300 metros de raio ao sul da região e formas retangulares, com 200 metros de lado e três metros de profundidade ao norte. Atualmente registram 110 pontos de ocorrência no Estado do Acre, totalizando a existência de 138 figuras, em uma área de 270 quilômetros entre Xapuri e Boca do Acre, no sul do Amazonas. Acredita-se que apenas 10% destas figuras foram localizadas devido à densidade da vegetação.

No Acre encontram Geoglifos de grandes dimensões, centena dessas fendas geométricas foram identificadas em nas regiões de Rio Branco e Xapuri, perto da fronteira do Brasil com o Peru e a Bolívia, entre os Andes e a várzea amazônica, sofrendo influência de ambos os ambientes e devem ter sido palco de cerimônias e festas. O primeiro sítio foi identificado em 1977, em algumas escavações descobriram objetos cerâmicos, como urnas funerárias e um estranho tipo de “vasos-caretas”, por apresentarem uma face humana sobre o bojo. A representação de figuras humanas na cerâmica das sociedades amazônicas do período imediatamente anterior à chegada dos europeus, no século XVI, em geral mostra a preocupação em glorificar os antepassados e venerar seus chefes.

GEOGLIFOS DO ACRE – BRASIL.

Um comentário:

  1. Professor Wilson esses Geoglifos são tão impressionantes quanto às construções de pedras de civilizações extintas e tão misteriosos quanto as técnicas empregadas para a construção das pirâmides do Egito.Credu!!Será que o tal Coronel Fawcett tinha razão? Existe mesmo a cidade Z no subsolo da Amazônia? RSRSRS!!!!teorias, teorias.. Boa postagem!

    ResponderExcluir